sexta-feira, 23 de outubro de 2009

.
Canibalismo Na Bíblia?


João Capítulo 6, Versículos de 48 á 59:

48 Eu sou o pão da vida. 49 Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. 50 Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. 51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. 52 Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer? 53 Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. 54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55 Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. 56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim. 58 Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre. 59 Ele disse estas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum.

Neste texto Jesus expõe sobre ser o pão da vida. Ele afirma que o verdadeiro pão que desce do céu é ele próprio, aliás, é a sua carne. Quem comer a sua carne e beber o seu sangue conquista a vida eterna.

Que é através de Jesus que se conquista a vida eterna não é muito difícil de se entender. Mas o que exatamente ele quis dizer com comer a sua carne e beber o seu sangue? Obviamente ele não estava falando isso no modo literal, não tinha nenhum tipo de ritual canibal em mente, ele estava utilizando uma linguagem simbólica. O que significa comer sua carne e beber seu sangue?
Uma vez que o pão é um simbolismo para a palavra de Deus e, o próprio Jesus é descrito em João 1:1 como sendo o verbo (em versões com a linguagem mais atual, “a palavra”), comer sua carne está relacionada diretamente com a palavra de Deus. Seria comer a bíblia?!? Obviamente não... (tomei liberdade de fazer uma piadinha, desculpe, mas não pude resistir xD) Comer sua carne significa conhecer os ensinamentos de Cristo, a palavra de Deus. Aceitar a sua mensagem. Mas é muito mais do que apenas crer no que ele diz. É praticar seus ensinamentos, viver sua palavra, dia-a-dia. Por isso é tão importante ler a bíblia, devo estudá-la, praticá-la. Isso é comer a carne de Cristo.

O sangue é justamente o sangue derramado na cruz do calvário. Simboliza diretamente o sacrifício de Jesus na cruz. Beber o sangue é crer em seu sacrifício e aceitá-lo. Este passo é mais de Deus na verdade. Ao crer no sacrifício de Jesus e aceitá-lo como preço para perdão de meus pecados, eu recebo o perdão de Deus e a graça que me justifica, sem a necessidade de qualquer outro artifício, privação ou autoflagelação. Graça significa “ver beleza onde não há”. Ao aceitar o sacrifício de Cristo, ao beber seu sangue, somos vistos por Deus através de Jesus, pois na verdade, estamos mortos, e Cristo é que verdadeiramente vive em nós.

Conhecer a palavra de Deus e vivê-la. Reconhecer o sacrifício de Cristo como único meio de remissão dos pecados. Isso significa comer a carne e beber o sangue de Jesus. Não tem nada a ver com a santa ceia, não. Significa um novo estilo de vida. Firmado na rocha que é Cristo Jesus. Você está preparado para mudar seus conceitos e o seu padrão de vida, para viver o padrão de Cristo? Pra morrer para si mesmo e deixar Cristo viver em você? Talvez não seja tão simples quanto pareça e, você tenha que deixar algumas coisas com as quais você estava acostumado... Ás vezes dói ter quer negar a sua carne para aceitar a carne de Cristo... Mas, acredite, vale a pena... A recompensa é a vida eterna!

Priscilla Goulart – Underblood Joinville

.

Um comentário: