Feliz Dia das Bruxas?
Pois é, por aí no mundo a fora, no Brasil e principalmente lá pelas bandas dos Estados Unidos e em alguns países da Europa, o final do Mês de Outubro é lembrando como Halloween, aqui conhecido como Dia das Bruxas. É uma festa, hoje dita como pagã que veio lá do tempo dos celtas, entre alguns séculos antes e após Cristo...
A origem num tem nada a ver com a Bruxa de Blair, a Bruxa do Pica-pau, com a Bruxa do 71 ou qualquer outra bruxa por aí. A origem da data é a mudança do ano, segundo o calendário celta, o início do inverno e do novo ano, seria hoje, o nosso tão famoso réveillon. Também era uma data em que o povo celta fazia o culto aos mortos, como o Dia de Finados, mas diferente do Dia de Finados, em que o povo vai lá no cemitério, compram aquelas flores lindas e visitam as catacumbas de seus entes perdidos, chorando e agonizando em lágrimas, eles, os celtas celebravam, era um festão danado até fogos, se tivesse, o pessoal soltava. Lembra-me enterro de papudinho, que se juntam os parceiros de barzinho e começam a beber e a cantar alegremente, mesmo estando tristes pela perda do membro, mas, vamos voltar para o que interessa...
Diante destes fatos, algumas religiões se espelharam nesta cultura e absorveram a data, como a Wikka por exemplo. A Igreja Católica comemorava nesta mesma semana, o Dia de Todos os Santos que é mesmo que o Dia de Finados, que era pra lembrar da galera cristã que foi martirizada em tempos atrás, tipo destruição cristã em massa, Hitler não existia na época, mas tinha uns fanáticos que odiavam os cristãos, principalmente os imperadores lá de Roma.
All Hallow’s Eve que significa “Vigília de Todos os Santos”, passou por várias mudanças em sua escrita como “All Hallowed Eve”, “All Hallou Alguma Coisa”, até chegar no que hoje conhecemos, Halloween. Pois é, galera, o Halloween é de origem cristã (católica) e significa “Vigília de Todos os Santos”. E o termo Dia das Bruxas só é ultilizado em países de língua portuguesa. Eu nem sabia que os portugueses eram tão mau tradutores. Mas, o nome “Dia das Bruxas” foi epelidado por que nesta época tinha aquela parada que a Igreja Católica inventou, uma viagem demoníaca aí, chamada de Inquisição. A Igreja saia jugando qualquer pessoa de outra religião, ou de qualquer idéia que ia de contra a religião deles, queimaram muitas pessoas, cerca de milhares, incluindo muitos inocentes, principalmente se alguém tentasse dizer que a Terra era redonda.
Diante do Halloween, Dia de Finados, Dia das Bruxas, Dia de Num Sei de Quem, nesta mesma época (mas, em época diferente) tava rolando uma parada muito cinistra, muito mais importante para o mundo hoje do que todas estas festas citadas aí em cima. Em meados so Século 16 (prefiro assim, não me dou bem com algarismo romano, me lembra César), um monge católico, muito inteligente, sábio e cristão, deu uma averiguada direitinho na Bíblia, e viu que a Igreja estava fazendo altas fuleragens, vendendo terreno no Céu, vendendo pedaço da cruz de Jesus, e o comércio tava rolando solto, o pior é que isso ainda róla por aqui, eu vi uma vez falarem de perfume de num sei de quem, acho que deveria ser mais caro que um perfume da Natura, imagina, um perfume santificado, daqui uns dias a Avon se intereça e lança essa marca aí, pois tá fazendo sucesso entre algumas igrejas. Pois é, diante destas fuleragens e de outras mais, um cara muito importante na Igreja, conhecido como Martinho Lutero, examinou as Escrituras e conseguiu fazer 95 teses que diziam que a Igreja Católica tava errada. Vê que onda, ele criou as teses, colou na porta da Igreja, na moral, isso é muito louco.
Ele tentou convencer a Igreja de que ela estava errada e que deveria se redimir, mudando e tirando tudo aquilo que tava errado. Mas, a Igreja não queria perder seus adebtos e nem seu dinheiro, lógico. Tentaram comprar Lutero, mas ele negou, pois o cara era cristão o suficiente para se garantir no que fazia e confiar em Deus. Expulsaram Lutero da Igreja, só num mataram, porque o cara era importante nas redondesas, fora o fato dele ser um escolhido por Deus, pra revolucionar aquela bagunça. É ferinha, ele tinha a melhor proteção que existe no mundo, onde nem fuzil iraquiano perfura.
Depois disso, ele traduzil a Bíblia, o Novo Testamento para Alemão, pra a galera poder ler, por que o povo nem mesmo lia as Escrituras. Diante de um monte de acontecimentos que rolaram na época, logo depois disso tudo aí, o povo começou a revolucionar e nasceu o Protestantismo, e a Igreja num gostou não, teve até massacre, mais de 70.000 (setenta mil) protestantes franceses foram mortos pela Igreja Católica, mas, não adiantou, a idéia de um evangelho livre de mentiras e bagunças heréticas, era boa, e a parada protestante se mutiplicou e se espalhou pelo mundo...
Parte boa da História... Além de Lutero arrastar para si uma freira e casar com ela, he he he, graças a essas revoluções iniciadas por Lutero, hoje existe esta nossa liberdade religiosa, igrejas de diferentes denominações, onde cada um pode escolher o que seguir (falo pelo Brasil e muitos outros países), com as Escrituras traduzidas em linguagens simples de serem compreendidas...
Se você quer saber mais um pouco dessa história aí que falo, tem muitos livros, sites e até filme, que fala da Reforma Protestante e da história de Martinho Lutero.
Então, no Dia 31 de Outubro de 1517, Martinho Lutero pregou as 95 teses a porta da igreja, é um dia para todos nós protestantes comemorarmos, um ato corajoso e heróico, a luta pela verdade cristã contra as mentiras religiosas, e você, ainda pode contiuar o trabalho que foi feito por Lutero, não permaneça calado diante dos erros de sua Igreja, pesquise, busque conhecimentos, e principelment a Deus. Se encontrar algo que está errado, mensione para o líder, seja pastor, padre, monge, diácono, obreiro ou qualquer outro, fale e mostre a verdade, não seja cego e nem se cale diante das injustiças dos homens, você é livre para isso, proteste.
31 de Outubro – Dia da Reforma Protestante.
.
Bruno Raniere - Underblood Joinville
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário